JUVENTUDE.jpg

DIAGNÓSTICO E POLÍTICAS PARA JUVENTUDE

Considerando os problemas característicos que costumam atingir a juventude em cidades em desenvolvimento, como Luziânia e demais cidades do Entorno, com altos índices de desemprego, mortes violentas, gravidez na adolescência, drogadição, desvio para o crime e marginalidade social, contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, falta de escolaridade e de qualificação profissional.

E consciente da necessidade de se dotar às estruturas administrativas de governo com instrumentos que abordem de maneira específica as questões ligadas à população jovem, a Diretoria de Juventude, objetiva debater, projetar e executar políticas públicas específicas, através do Conselho de Juventude.

Caberá ao CJ, portanto, através de ações positivas e coligadas a Administração Pública (Prefeitura de Luziânia) e a Secretária de Esporte, Lazer, Juventude e Eventos, dar condições para que os jovens entre 16 a 29 anos, que estão na sua melhor fase criativa de pensamento e de trabalho, possam qualificar-se e, potencializados, venham contribuir ativamente com o desenvolvimento de Luziânia e do seu próprio futuro.

Na execução do planejamento para Juventude para o ano 2021, foi realizada no dia 21 de janeiro a 1ª reunião com CJ (Conselho de Juventude) onde foi debatido novas diretrizes e a eleição do novo Conselho de Juventude, junto com o Diretor de Juventude Jean Albuquerque, que pontuou:

“Em Luziânia havia uma falha no ecossistema comunicacional com os setores de juventude de nossa comunidade. E isso precisava ser resolvido. É muito importante que as portas da prefeitura estejam escancaradas para a juventude, para que ela tome posse dos espaços de decisão e poder sobre as políticas que as envolvem. Quero agradecer aos movimentos jovens que estão na mobilização conosco e ao prefeito Diego pela abertura e liberdade que tem proporcionado para organização dos projetos”.

Partindo de uma nova politica que a Juventude não deve ser encarada como “o futuro”, mas como uma geração, um grupo populacional, que tem necessidades e demandas no presente. Neste sentido, é o crucial que se dê atenção ao papel estratégico da juventude no desenvolvimento de Luziânia.

Para se ter eficiência na aplicação de ações voltadas aos jovens é preciso abandonar as referências tradicionais, na maioria das vezes de caráter assistencialista, e fazer com que os jovens sejam sujeitos no desenho e na implementação dessas ações. 

As propostas da Diretoria de Juventude são definidas em quatro linhas de ações para se chegar a resultados objetivos:  o empoderamento dos jovens; o desenvolvimento de parâmetros integrados; a ampla adoção de novas políticas de gerenciamento e; a incorporação, dentro dessas práticas, de uma abordagem centrada na perspectiva dos jovens.

A inserção de jovens no debate sobre as ações governamentais para o desenvolvimento econômico e social de Luziânia é um exemplo de atitude que estimula essa participação produtiva, solidária e protagonista. 

No diálogo com a juventude do município para o diagnóstico e elaboração de propostas para sua realidade especifica, e com apoio de programas e projetos modelos cujos resultados positivos já são mensuráveis, são os objetivos práticos que a Diretoria de Juventude pretende desenvolver suas políticas para a Juventude.

GALERIA CONSELHO DA JUVENTUDE

CADASTRO SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

Faça seu cadastro clicando no botão abaixo e participe ativamente das atividades voltadas para Juventude.