O Secretário Felipe do Mandú, em visita técnica realizada nesta quinta 25 março 2021, nos Centros Poliesportivos do Gedel, Dalva II e no Bairro Industrial, reafirma a urgência para restruturação dos Parques Esportivos da Secretaria, atendendo a priori comunidades que ainda não disponha de ferramentas para pratica esportiva, como o Bairro Industrial que recebera ainda nestes próximos dias, uma Academia ao ar Livre e um Campo Society.  

Já no Centro Poliesportivo do Gedel com obras preliminares em execução como revitalização do gramado, reparo na irrigação, também será construída uma quadra de Futevôlei, onde o projeto é transforma-lo em Centro de Referência a Pratica Esportiva.

No Dalva II, além da Reforma Total do Ginásio de Esporte, será também construído um Campo com Grama Sintética com dimensões oficial, Reforma de 2 quadras e a Construção de outro Campo Sintético Society, atendendo assim antiga solicitação dos moradores do bairro.

 

A Secretaria de Esporte e Lazer, em ritmo acelerado está mudando a cara do esporte em Luziânia, preparando para o retorno breve das atividades esportivas e de lazer.   O secretário Felipe do Mandú, junto com o apoio irrestrito do prefeito Diego Sorgatto, não tem mensurado esforços para que a população tenha acesso a prática do esporte, providenciando reformas e construções de instalações esportivas. Onde a população possa usufruir das bénéfices destas atividades, reduzindo as possibilidades de aparecimento de doenças, contribuindo para formação física e psíquica.

          Nas palavras do secretário que afirma, “ O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros.  É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos indivíduos”.   Enfatizando que a prática do esporte envolve a aquisição de habilidade físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.  O esporte é uma forma de sociabilização  e  de transmissão de valores.  Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal.

         Os benefícios do esporte têm ultrapassado o limite do bem estar físico e torna-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescente e jovens.  Inúmeros são os meios utilizados atualmente para ampliar a eficácia da transmissão de conhecimento, a socialização e a formação integrais na infância, adolescência e juventude; é neste contexto que a prática esportiva vem ganhando espaço.

         São verdadeiros os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática.  Hoje a busca pelo bem estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, e o esporte ou práticas esportivas são fundamentais no cotidiano da população, porque auxiliam na manutenção de uma vida saudável.  É preciso também destacar a importância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito.  

         Nestes tempos de adversidades em que a pandemia proporciona, nossos esforços estão voltados para estruturação, por compreender que sem ela a pratica do esporte torna-se enfadonha, desacreditada e sem expectativas de sucesso dos objetivos norteadores de uma sociedade que busca suas mudanças urgentes e tão necessárias.